As Dez Melhores Coisas em "Superman IV - Em Busca da Paz"

27-08-2010 10:10

 

As Dez Melhores Coisas em:

Superman IV: Em Busca da Paz!

 

Por -RoG-

Tradução de Big Boy

 

  É, eu sei o que você deve estar pensando... “Como pode haver uma lista de dez coisas boas em Superman IV quando eu mesmo não consigo pensar nem em uma?” Bem, a resposta é simples: eu queria ver se eu conseguia encontrar dez coisas interessantes nesse filme que significou o fim da era de Christopher Reeve como Superman. Superman IV: Em Busca da Paz é tão ruim quanto possível em se tratando de filmes de super-heróis, mas eu descobri que existem umas coisas divertidas no filme... mesmo que seja só rir do quão absurdo ele de fato é. Até mesmo Christopher Reeve achava que era um filme horrível, uma vez que o orçamento foi cortado pela metade logo no início do projeto. Ainda assim, mesmo que o filme tivesse tido um orçamento três vezes maior, é difícil imaginar como eles poderiam tê-lo feito menos ridículo. O estranho é que eu prefiro assistir esse filme que o Superman Returns de 2006, estrelando Brandon Routh (NT: aqui eu discordo, uma vez que gosto bastante de Superman Returns, mesmo com seus defeitos). Eu acho que Christopher Reeve era o cara perfeito para interpretar Superman, e encontrar alguém para calçar suas botas vermelhas é quase impossível. Tendo dito isso, só porque ele foi um ótimo Superman não quer dizer que ele não esteve em um filme ruim de Superman (NT: ainda acho Superman III o pior!) Superman IV foi insanamente ruim, mas surpreendentemente, ele poderia ter sido MUITO pior, como você irá descobrir após ler este artigo. Então, aqui está minha lista de dez coisas em Superman IV que eu acho pelo menos divertidas de se ver.

 

#1: Super Cabelo!

 

  Logo no início do filme nós nos juntamos a um guia turístico num museu e ela nos explica que Superman foi generoso o bastante para doar um fio de seu cabelo para eles. Mas, isso é mesmo tãããão generoso? Eu doaria um monte de cabelo para qualquer museu que quisesse colocá-lo em exposição, mas a última coisa que eu faria seria chamar isso de generoso. Bem, de qualquer maneira, a razão pela qual eles têm esse cabelo em exibição é só pra nos mostrar o quão forte ele realmente é. E como eles demonstram isso? Eles têm uma grande bola de metal, pesando 1.000 libras, suspensa por um dos pequenos fios de cabelo de Supeman. Acho que isso mostra que ele é mesmo o homem de aço, da cabeça aos pés. Se os pelinhos da barba de Superman se desprendessem de seu corpo e tivessem consciência, eles ainda assim te dariam uma sova. Se não fosse por Superman IV, eu duvido que muitos de nós teríamos ficado sabendo desse pequeno naco de informação.

 

#2: Os Exageradamente Dramáticos Anciões!

 

  Então, Superman IV trata de como o homem de aço deseja ajudar o mundo ao nos livrar de todas as nossas armas nucleares, mas antes que ele chegue a essa decisão, Supes voa até a Fortaleza da Solidão para discutir a idéia com os anciões do conselho Kryptoniano. Eu nunca entendi como aqueles computadores de cristal realmente funcionam. Digo, ele é o único sobrevivente de Krypton, e ainda assim ele pode manter novas conversas com pessoas que estão mortas por muitos anos? CIÊNCIA!!! Bem, seja como for, se há uma coisa que eles disseram para Supes no passado é que ele não devia interferir na vida dos humanos. Isso sempre me pareceu contraditório, uma vez que eles não parecem ter problema nenhum com o fato de que Supes combate o crime. “Oh, claro, pode impedir que alguns caras roubem uma TV de uma loja de eletrodomésticos... nós não temos problema algum com isso. Mas, impedir uma guerra nuclear? Sinto muito, Superman, mas aí os anciões acham que você já foi longe demais!” Assim como no primeiro filme de Superman quando eles dizem para ele que ele deve fazer a terra girar no sentido contrário para retroceder no tempo (CIÊNCIA!!!), os anciões agora estão dizendo para ele que ele não pode livrar o mundo das armas nucleares. “Se você ensinar a Terra a colocar sua fé em apenas um homem, mesmo esse homem sendo você, você os estará ensinando a ser traídos.” Mas, os anciões são ainda mais exageradamente dramáticos dessa vez, pois o mais velho diz repetidamente com uma voz fantasmagórica, “TRAÍDOS! TRAÍDOS! TRAÍDOS! TRAAAAAÍÍÍDOOOOSSS!!!” à medida que sua imagem desaparece. Havia mesmo alguma necessidade de fazer isso quando eles podiam simplesmente dizer para Supes não mexer com as armas e deixar a coisa por aí mesmo? Não, esse cara queria que todo mundo visse o ator horrivelmente fantástico que ele era.

 

#3: O Carro de Lenny!

 

  Se tem uma coisa que eu curto em filmes é quando eles têm um carro criado especialmente para o filme, e Superman IV não foi exceção. O jovem Lenny, interpretado por Jon “Duckie” Cryer, vai até um precipício onde seu tio Lex Luthor e outros companheiros de presídio dele estão trabalhando em alguma coisa, Lenny finge estar perdido, quando os guardas andam até ele e começam a admirar seu carro. É um conversível fantástico, com “Lenny” escrito em uma das laterais, mas uma das melhores características é o sistema de estéreo feito sob medida. É como se eles tivessem torcido um jogo de canos de exaustão para fazê-los parecer como se fossem tentáculos saindo de dentro do carro. Mas ao invés de fazer os passageiros em pedaços, aqueles canos em forma de tentáculos estão lá para proporcionar um matador som estéreo!

  Mas isso não quer dizer que seu carro seja totalmente inocente. Este é o sobrinho de Lex Luthor, afinal de contas, então você sabe que ele tem algum truque escondido nas mangas...

Ele oferece aos guardas uma chance de sentar em seu incrível conversível, estando eles tão intrigados por ele. Uma vez que eles estão dentro do carro, Lenny saca seu Walkman, que também serve de controle remoto para o carro. Ele rapidamente tranca as portas, fecha o teto solar e as janelas, e manda o carro precipício abaixo. Nós vemos uma grande explosão, mas os guardas reaparecem em breve, cobertos de pó e fumaça, como uma cena direto de um desenho animado. Este é um filme do Superman, no final das contas, então ninguém morre. Nem mesmo Duckie.

 

#4: A Rede para Armas Nucleares!

 

  Uma vez que Superman decidiu ignorar os avisos dos exageradamente dramáticos anciões, ele começa a juntar todas as armas nucleares da terra e a levá-las para o espaço sideral. Não tenho muita certeza de onde ele conseguiu aquilo, mas Supes tem uma rede gigante na qual ele está juntando todas as armas nucleares. Eu não sei por que, mas a idéia de todas aquelas armas sendo reunidas numa rede me parece um desastre esperando pra acontecer. E se ele está aqui embaixo, na Terra, juntando mais algumas armas, e um cometa ou um asteróide está passando e atinge uma daquelas armas? Uma explosão daquela magnitude provavelmente iria retirar a Terra de sua órbita. Eles mostram Superman colocando cuidadosamente um dos mísseis dentro da rede, mas uma olhada rápida sugere é que elas foram socadas lá dentro de qualquer jeito.

  Uma vez que ele tem armas o suficiente em sua patenteada rede para armas nucleares, Superman começa a girar a rede o mais rápido que ele pode, e então as deixa ir voando para o único lugar onde elas poderiam ser seguramente destruídas... o Sol!

  Descartando o fato de que aquelas armas todas teriam explodido ou derretido muito antes de chegar ao sol de fato, a explosão é extremamente mixuruca. A rede tinha facilmente mais de cem mísseis nela e tudo o que conseguimos quando ela chega ao Sol é um foguinho que mais parece um peido aceso com isqueiro? Ah, vai à merda! Se aquele monte de armas nucleares de fato explodisse no Sol, acho que não teríamos mais luz natural nesse planeta, pois o Sol deixaria de existir. E mesmo que esse não fosse o caso, ainda seria um espetáculo ver todas aquelas armas explodir de uma vez só, uma promessa que este filme realmente falhou em cumprir. Mas hey, ao menos nós pudemos ver um monte de armas nucleares enfiadas em uma astro-rede gigante. Isso não é algo que se vê todo dia.

 

  PS: Ok, todas aquelas armas explodindo do Sol realmente nem fariam cócegas nele, mas qual é... este é um filme onde nós precisamos acreditar que um alienígena com super poderes e uma fantasia colorida consegue mover a Lua pra conseguir derrotar um super-vilão movido a energia nuclear, sem realmente foder as marés aqui na Terra, então toda a lógica e razão são claramente jogadas pela janela logo no começo.

 

#5: As Mulheres Sobrevivem no Espaço!

 

  Uma das coisas mais ridículas no filme é como o sempre-irritado Homem Nuclear (NT: é...) desenvolve uma afeição pela nova editora do Planeta Diário, Lacy (Mariel Hemmingway). Então, como ele expressa seu amor por ela? Bem, ela a pega e voa pro espaço com ela! Olha só, eu me lembro de como o Superman podia levar Lois Lane voando até o Pólo Norte sem congelá-la, mas levá-la para o espaço sideral???? Mesmo que ela não morresse congelada (o que devia ter acontecido), nem pro diabo que Lacy conseguiria respirar no espaço, simplesmente porque ela está segurando no Homem Nuclear. Além disso, uma vez que Superman bloqueia o sol e faz com que o Homem Nuclear perca seus poderes, isso não mataria Lacy instataneamente, de qualquer maneira? Bem, Superman IV desafia toda a lógica e razão e nos ensina que SIM! AS MULHERES SOBREVIVEM NO ESPAÇO!!! Fantástico.

 

#6: Moda Fa-bu-lo-sa!!!

 

  Ah, os anos 80... uma década onde o mundo da moda proclamou, “Quer saber de uma coisa? Não importa que essas roupas nos caiam muito mal, nós vamos simplesmente acreditar que elas parecem totalmente radicais!!!” Bem, os astros e estrelas de Superman IV certamente não tiveram vergonha de usar algumas das roupas mais absurdas que você irá ver na vida. Lex Luthor, suas damas e seu sobrinho usam algumas roupas ridiculamente brilhantes durante o filme. Estamos falando de roupas que te deixariam cego num instante se você jogasse alguma luz neles. Sim, todos sabem que Lex é uma das maiores mentes criminais do mundo, mas as pessoas esquecem que ele comete indizíveis crimes contra o mundo da moda diariamente também. Mas Lex e seus chegados não são os únicos interessados em moda “brilhante”. Lacy veste um traje que faz você pensar que alguém esfolou um globo de luz da discoteca e colou todos aqueles mini-espelhos direto no vestido dela. É aquele tipo de moda que faz você se sentir dez vezes melhor sobre qualquer trapo que você possa estar vestindo. Mesmo assim, eu não posso dizer que eu não me importaria de experimentar a jaqueta chocante que Lex usa aqui.

 

#7: Tampando o Vulcão!

 

 Esta é uma das poucas cenas do filme que parecem realmente dignas de um filme de Superman. Depois que o Homem Nuclear voa pra dentro de um vulcão, uma erupção começa e lava começa a correr diretamente para uma indefesa cidade ali perto. Superman rapidamente tem uma ótima idéia – que melhor maneira de tapar um vulcão que com o topo de uma montanha? Então, ele voa até uma montanha e sua visão de raio laser para cortar o pico fora. Supes então carrega o pico cortado diretamente até o vulcão em erupção e o derruba, efetivamente tampando o vulcão, como faria uma rolha num garrafão de vinho.

  Talvez mais impressionante que o poder de parar o vulcão é o outro poder de Superman que ele nos mostra logo depois. Os italianos na cidade próxima agradecem Superman por salvá-los da lava mortal, e ele responde, “Era niente. Abbia um giorno piacevole.” Sim, é isso mesmo! Nós aprendemos em Superman IV que dentro de seu incrível arsenal de super-poderes, Superman tem a habilidade de falar qualquer língua estrangeira! Fantastico!

 

#8: Visão de Reconstrução Arquitetônica!

 

 É sempre divertido quando vemos Superman usar um poder que nós não sabíamos que ele tinha, especialmente quando é um completamente ridículo. Por exemplo, tomemos a cena em Superman II quando ele remove seu emblema do peito e o joga em Non, temporariamente causando problemas para o cara. Mesmo quando crianças, nós sabíamos que este era um momento realmente estúpido, e que ele não servia propósito real algum, mas que era divertido de ver. Bem, em Superman IV outro poder dele é revelado: A Visão de Reconstrução Arquitetônica! Durante sua “batalha ao redor do mundo” com o Homem Nuclear, Supes vai parar na Muralha da China e salva um garoto que foi pego numa explosão. Sabendo que este é um orgulhoso monumento nacional da China, Superman faz um favor aos chineses reconstruindo a parte da muralha que o Homem Nuclear reduziu a escombros momentos antes.  Mas ele usa sua super velocidade e poder para recolocar os tijolos um a um? Não. Ele dispara lasers especiais de seus olhos que de alguma maneira,  recoloca todos os tijolinhos da muralha no lugar, como se eles tivessem revertido o próprio tempo. Então, minha pergunta é: se Superman sempre teve essa merda de poder, porque ele não a usa sempre que acontece algum desastre? Se nós voltarmos até a cena de Superman II quando Zod e companhia estão arrasando Metrópolis, Superman podia ter consertado tudo com sua visão de reconstrução arquitetônica e seria como se nada jamais tivesse acontecido. E ele certamente não teria tido que usar seu super sopro para fazer o óleo voltar para o petroleiro, e selado a coisa com sua visão de calor em Superman III. Não é raro um filme de super herói ter furos de roteiros, mas é realmente impressionante quando alguma coisa aparece e cria buracos de roteiro nos filmes que saíram antes! É assim que se faz, roteiristas!

 

#9:Lenny Joga Gyromite!

 

  Isso aparece só por uns segundos, mas entre todas as coisas absurdas na área de brinquedos de Lenny é um Nintendinho 8 bits. Melhor ainda, é que é a versão deluxe, e ele tem R.O.B., o robô conectado ao videogame para jogar Gyromite! Lenny pode ser um personagem ridículo, mas se você me perguntar, qualquer um que tenha a paciência necessária para jogar um jogo como Gyromite usando o R.O.B. (Robotic Operating Buddy) não pode ser de todo mau. Tendo crescido jogando NES (NT: eu também), e sendo Gyromite o primeiro jogo que joguei nele, é legal ver o jogo aparecer um pouquinho no filme, mesmo que seja extremamente rápido.

 

#10: O Homem Nuclear!

 

  Não é surpresa pra ninguém que esse cara tenha sido incluído nessa lista. O Homem Nuclear é o oponente primário de Superman no filme, e enquanto ele é a razão primária para que qualquer um assista Superman IV, ele é também absolutamente hilário de uma maneira completamente acidental. Interpretado por Mark Pillow (quer coisa pior pro nome do cara que interpreta o vilão num filme? “Pillow significa “travesseiro,” em inglês!), mas com a voz de Gene “Lex Luthor” Hackman, este personagem é ridículos de infinitas maneiras. Ele é tão ridículo que ele facilmente entra pra lista de personagens de cinema que são “tão ruins que são ótimos.” Vamos examinar alguns de seus “super” (ou “nucleares”) talentos:

 

PÉS INCENDIÁRIOS!

 

  Quando Lex Luthor apresenta o Homem Nuclear para Superman pela primeira vez, nosso vilão se esforça para intimidar o homem de aço logo de cara. Então o que ele faz? Aparentemente, toda vez que ele anda, ele deixa pegadas incendiárias pra trás. Seria um furo de roteiro o fato de não vermos os pés dele fazendo isso nenhuma outra vez que ele aparece no filme? Naaahh!!!

 

UNHAS CANCERÍGENAS!

 

  Tendo nascido do Sol, o Homem Nuclear tem sua energia fluindo através de seu corpo, e um de seus poderes particulares é ser capaz de transformar suas unhas em lustrosas garras metálicas, as quais crava em seus inimigos. Não, ele não fica fodão como quando as lâminas de adamantium de Wolverine saem de suas mãos, mas elas provocam muitas risadas. Um vilão malvado que arranha seus inimigos? Mesmo? Eu estou surpreso de que não criaram um cara mal que entra em brigas de tapas com os caras bons. Bem, mesmo toscas como as unhas ele são, o Homem Nuclear ainda consegue arranhar o pescoço de Superman enquanto ele tentava salvar a Estátua da Liberdade. Isso faz com que Superman tenha câncer por um tempinho. Esse tempo todo nós pensávamos que o Sol era a fonte de poder de Superman, e entretanto aqui ele está drenando sua vida.

 

VISÃO DE DERRETIMENTO DE BAZUCAS!

 

  Só acontece uma vez no filme, porque na maior parte do tempo o Homem Nuclear se diverte pra valer levantando pessoas e objetos para o ar e fazendo-os girar, mas nunca irei me esquecer de quando ele derreteu uma bazuca com seu olhar. Fazer as pessoas girar em círculos pelo ar pode ser levemente divertido, mas derreter uma bazuca com seu olhar? Está aí um super poder que precisava ter sido mais explorado. Eu provavelmente teria ficado feliz se o filme fosse sobre o Homem Nuclear e sua jornada para derreter tudo aquilo para que ele olha.

 

  Esse seria normalmente o ponto onde eu daria o artigo por encerrado, mas eu guardei um presentinho especial para o fim...

 

*** BÔNUS ***

A Batalha com o Homem Nuclear Original!

 

  Ok, isso é algo que sempre quis compartilhar, não porque eu goste, mas porque é uma coisa absolutamente sensacional. E por que é tão sensacional? Porque muitas pessoas pensavam que não havia como Superman IV ser ainda pior, mas o fato é que o filme teria sido dez vezes pior se eles tivessem deixado o material filmado com o Homem Nuclear ORIGINAL (vulgo “Homem Nuclear 1”) no filme. O que acontece é o seguinte: quando Lex tentou criar o Homem Nuclear, ele tentou usando energia nuclear gerada pelo homem, e sua criação acabou sendo muito forte, mas um completo idiota. Ignorando isso, Lex mostra ao Homem Nuclear 1 uma foto do Superman, e lhe diz que ele deve matar o homem de aço. Eles se encontram numa boate e começam a brigar, mas a luta não dura muito, pois o Homem Nuclear 1 é jogado pelo Superman num poste elétrico e é rapidamente reduzido a cinzas. Foi então que Lex entendeu que ele precisava da energia nuclear do Sol para que seu Homem Nuclear fosse um verdadeiro sucesso. A maioria das pessoas parece nem saber que essa cena de batalha mesmo existe, mas, pra mim, não podemos nem começar a falar de Superman IV sem falar do primeiro Homem Nuclear. Então, clique no link abaixo e veja, para sua completa (in)satisfação... o Homem Nuclear original em ação!

www.youtube.com/watch?v=-WjC7w9zWuE&feature=player_embedded

  Impressionante, não? A postura dele é do Frankenstein, mas sua música-tema parece saída de um programa infantil dos infernos. De certa maneira, eu até queria que eles tivessem deixado essa cena no filme, porque teria sido muito divertido ver como os fãs reagiriam a isso. Bem, antes tarde do que nunca, né?

  NT: felizmente, essa cena, e muitas outras, estão incluídas no DVD nacional do filme! Êêêêê...

 

  Bem, isso é tudo na minha lista de melhores/piores coisas em Superman IV. Por favor, compartilhem as suas coisas favoritas e menos favoritas no filme na seção de comentários abaixo, e me digam o que acharam do Homem Nuclear Original!

 

Link para o artigo original: www.i-mockery.com/minimocks/superman-iv-quest-for-peace/

 

 

 

Tópico: As Dez Melhores Coisas em "Superman IV - Em Busca da Paz"

Visão e Sopro

Mateus | 01-05-2017

Quando ele usa a visão que reconstrói a muralha eu pensei "eu ja vi isso no filme anterior", mas lembrei que era sopro, pelo visto ele possui um sopro e uma visão que volta o tempo nos locais que ele mirar. (Não faz sentido ser o super sopro colocando o petrolio de volta no navio porque é impossivel, só pode ter retrocedido o tempo mesmo)

Superman Poliglota

Alex | 01-05-2017

O Superman nos quadrinhos não fala outras línguas ?

Até onde eu sei o Superman fala muitas línguas, não apenas o inglês e afinal de contas, ele possui um super intelecto.

Tratando-se de poderes esquisitos, o Superman Pré-Crise é craque nisto tendo até mesmo um poder onde ele disparar vários "Mini-Superman" de suas mãos, então eu levanto minha suspensão de descrença pra esse Superman acreditando que ele é o Pré-Crise do cinema, mas não discordo que realmente são bizarros, principalmente o beijo que apaga a memória, ele nunca vai poder namorar porque as mulheres nunca se lembrarão dele.

Outro ponto

Fabiano | 30-10-2014

Faltou ainda o "olhar telecinético" do Superman, logo depois da bazuca derretida, ele baixa (telepaticamente, usando a visão, vai saber...) lentamente alguns policiais que estavam levitando com os "poderes" do Homem Nuclear,...

Itens: 1 - 3 de 3

Novo comentário